Fechar
Página inicial Legislação Diversos Últimas notícias Araucária dispõe de Hospital de Campanha para atender pacientes com COVID-19
Tipo de link do item: Link geral
Tamanho do Título: Padrão

CREFITO-8 entrevista o Dr. Julio Romani, um dos Fisioterapeutas que compõem a equipe, para saber mais. Confira!

Dr. Julio Celestino Pedron Romani, Fisioterapeuta há 26 anos, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, é docente universitário na UNIBRASIL – Curitiba e fisioterapeuta do município de Araucária há 13 anos, atualmente Responsável Técnico da Fisioterapia e membro da equipe de profissionais que atua no Hospital de Campanha de Araucária.

Nomeado Centro Especial de Combate ao Coronavírus Sandra Maria Aparecida Ribeiro, em homenagem a funcionária do hipermercado da cidade que foi a óbito, conforme noticiado amplamente pela imprensa, devido a uma confusão por uso de máscara, o hospital deu início as suas atividades de atendimento à população no dia 05 de maio. O Centro ocupa um espaço que se encontrava desativado há vários anos, onde antigamente funcionava um serviço de urgência e emergência antes da implantação da UPA. O local foi reformado e adaptado para servir como base de atendimento especializado ao COVID em Araucária.

O centro funciona 24 horas todos os dias e possui 22 leitos, sendo 17 de enfermaria e 5 para suporte de urgência e emergência. Aparelhos de monitorização, quatro respiradores e um tomógrafo fazem parte do arsenal de equipamentos.

O hospital conta com equipe formada por farmacêuticos (2), fisioterapeutas (4), enfermeiros (30), médicos (21), técnicos de enfermagem (40), técnico em radiologia (1) e quatro servidores administrativos.

O serviço atende todo paciente que apresente síndrome gripal, por procura espontânea ou encaminhado por qualquer outro serviço de saúde do município. Os objetivos são a triagem, testagem, estabilização clínica e se necessário suporte ventilatório. Casos graves que necessitem de intubação orotraqueal/ventilação mecânica serão encaminhados a serviços de maior complexidade, após a realização destes procedimentos.

Em seis dias de atendimento, dezenas de pacientes passaram por consultas, triagem, atendimentos fisioterapêuticos e outros procedimentos.

A equipe de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Araucária possui 24 fisioterapeutas. Destes, foram selecionados quatro que possuem especialidade em Fisioterapia Respiratória e/ou Terapia Intensiva, que realizam atendimentos, inicialmente, em turnos de seis horas, totalizando 12 horas de atendimento diários. Há a previsão de contratação de mais três fisioterapeutas, em escala de 12/60 horas, o que ampliaria para 15 horas/dia a presença dos fisioterapeutas.

Atuação dos Fisioterapeutas

A atuação dos fisioterapeutas da SMS de Araucária no combate ao COVID-19 iniciou-se em 18 de março, quando foram suspensos todos os atendimentos presenciais. Imediatamente, as equipes de diversos serviços (UBS, Clínicas Especializadas da Mulher e Idoso, Serviço de Saúde Especial e Atendimento ao Bebê de Risco e Centro de Especialidades Terapêuticas) passaram a realizar telemonitoramento de todos os pacientes em atendimento ou que aguardavam em fila de espera. Além de orientações para manutenção das aquisições terapêuticas, os pacientes receberam informações de prevenção contra o COVID-19. Os atendimentos presenciais indispensáveis passaram a ser realizados no domicílio do paciente, seguindo as recomendações de associações e entidades de classe.

Entendendo a atuação em todos os níveis de assistência, toda a equipe passou por capacitação sobre a assistência fisioterapêutica a pacientes com COVID-19, nos diferentes graus de complexidade.

Especificamente no Centro de Combate ao Coronavírus, a equipe realizou exaustivas reuniões técnicas e vem ministrando treinamentos aos demais profissionais de saúde, que prestam atendimento aos casos leves, moderados e graves. “É possível percebermos logo no início da atuação prática a importância da assistência fisioterapêutica, evitando agravamento de quadros que culminariam com intubação orotraqueal e propiciando intervenções em pacientes com outros distúrbios respiratórios que não relacionados a COVID19”, explica o fisioterapeuta, Dr. Julio Romani.

Devido às restrições de utilização da quase totalidade dos recursos instrumentais, pela geração de aerossóis, os atendimentos são baseados em recursos manuais, padrões ventilatórios seletivos/exercícios respiratórios terapêuticos e posicionamento terapêutico, além da seleção das interfaces mais adequadas para implemento de oxigenioterapia, por exemplo. No que se refere à assistência ao paciente grave, o fisioterapeuta compõe a equipe que participa do momento de intubação e instituição da ventilação mecânica, juntamento com um médico e um enfermeiro.

Os maiores desafios vivenciados até o momento são a paramentação e desparamentação dos EPIs, que devem seguir rígidas regras, sendo necessário atenção e cuidado extremo; a adaptação e maior cuidado na realização de procedimentos para evitar contato desnecessário ou geração de aerossóis; e a abordagem do paciente, pois o simples treinamento de um padrão ventilatório torna-se complicado pela dificuldade na transmissão e recepção de informações, pois os EPIs (máscara, face shield, óculos, etc.) dificultam o contato visual, limitando a comunicação às formas verbal e tátil. Assim, os atendimentos requerem maior tempo e são mais extenuantes para o profissional.

Ainda de acordo com o Dr. Julio, o Centro de Combate ao COVID-19, que funcionará por prazo indeterminado, tem extrema importância por centralizar o atendimento a pacientes com síndrome gripal e agravos do sistema respiratório, evitando a sobrecarga de serviços como a Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Municipal, que continuam com constante movimento de pacientes com outros agravos de saúde. Evita também que pacientes que porventura estejam infectados de circularem pelos diversos serviços, diminuindo os riscos de disseminação da doença no município.

Equipe de Fisioterapeutas atuando no Centro Especial de Combate ao Coronavírus Sandra Maria Aparecida Ribeiro – Araucária: Juliana Maria Karas, Laisa Patrícia Fontana Santos, Suhelen Cristina Marques de Souza, Julio Celestino Pedron Romani.

 

registrado em: