Fechar
Página inicial O CREFITO-8 Sala de Imprensa Notícias Capacitação em Manejo de Pacientes com COVID-19 em Leito de UTI
Tipo de link do item: Link geral
Tamanho do Título: Padrão

A parceria realizada entre o CREFITO-8 e a Secretaria da Saúde do Paraná, juntamente a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa) e ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), com apoio da Associação Médica do Paraná (AMP), Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PR), vem promovendo a capacitação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipes multiprofissionais que atuam em UTIs destinadas ao tratamento da COVID-19. 

A Capacitação é voltada ao manejo de paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em leito de UTI, com abordagens sobre manejo de via aérea com sedação rápida, manejo de hemodinâmica, ventilação mecânica, droga vasoativa e sua indicação precoce, além do uso correto e descarte de equipamentos de proteção individual. 

O treinamento começou no início de maio, pelo Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, já percorreu algumas cidades do Paraná, tendo sido realizado no Hospital Santa Casa de Campo Mourão, Hospital Regional do Norte Pioneiro de Santo Antônio da Platina, Hospital Regional do Sudoeste de Francisco Beltrão e Hospital Wlademar Monastier, em Campo Largo. No dia 04 de junho, o conteúdo será apresentado no município de Londrina.  

As Fisioterapeutas Dra. Franciane Rocha dos Anjos e Dra. Vivian Bifon Martins Ono representaram o CREFITO-8, participando das capacitações realizadas em Campo Largo e em Santo Antônio da Platina e Francisco Beltrão, respectivamente. A Dra. Vivian ainda participará da Capacitação em Londrina. 

Há 6 anos atuando em Unidades de Terapia Intensiva, a Dra. Vivian diz ter reconhecido a importância da capacitação a partir do momento em que foi convidada para fazer parte da equipe. “A capacitação é algo totalmente cabível e necessário, pois assim conseguimos instruir as equipes que passam pelo nosso treinamento, a fim de unificar e direcionar o manejo do paciente de maneira mais correta, tanto com uma base científica/teórica forte, quanto com práticas sobre os cuidados e manobras necessárias a serem realizadas com cada paciente. Assim, acabamos alinhando o manejo dos pacientes com um tratamento específico no nosso estado inteiro”, explica. 

Ainda, segundo a Dra. Vivian, a participação da Fisioterapia e parceria com o CREFITO-8 são imprescindíveis no projeto. “A Fisioterapia nunca foi tão vista e tão necessária. Dentro do treinamento, se não houver a presença do médico intensivista, sou eu quem fico com a responsabilidade de falar, ensinar e explicar sobre a Ventilação Mecânica: parâmetros, manobras, desmame e extubação; sobre o uso de filtros de barreira e do SAF; sobre indicação ou não de Ventilação Mecânica Não Invasiva; e sobre importância da reabilitação motora além da respiratória para evitar o risco da Polineuropatia do Paciente Critico. Esta última fala é feita na parte da prática, consecutivamente ao treinamento da pronação, onde abordo, também, a importância de posicionamento para evitar lesões de pele, estruturas e deformidades. Na prática diária de trabalho é exatamente assim que acontece, quem desempenha todas essas funções e realizações dessas atividades é o Fisioterapeuta. Assim como todos da equipe multidisciplinar, temos um papel fundamental”. 

O treinamento será reproduzido para todas as unidades hospitalares do Estado que tenham leitos de UTI destinados para o atendimento de casos da Covid-19. 

registrado em: