Fechar
Página inicial O CREFITO-8 Sala de Imprensa Notícias Atuação do Terapeuta Ocupacional com a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Tipo de link do item: Link geral
Tamanho do Título: Padrão

O terapeuta ocupacional promove e da suporte para que todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades de participar ativa e significativamente das atividades da sociedade.
O terapeuta ocupacional trabalha de forma colaborativa com a pessoa com o transtorno do espectro autista (TEA), seus familiares, outros profissionais, escolas, organizações e membros da comunidade em múltiplos contextos para advogar e prover uma gama de recursos e serviços necessários que dão suporte às habilidades da pessoa com TEA para que ela possa participar de forma completa das suas atividades do dia a dia.


O terapeuta ocupacional atua não só na intervenção precoce com a criança com TEA, mas também com o adolescente e o adulto, buscando a autonomia e a independência em todas as ocupações humanas, que são elas: Atividades de Vida Diária (AVD), Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), Gestão de Saúde, Descanso e Sono, Educação, Trabalho, Brincar, Lazer e Participação Social (AOTA, 2020).


Atualmente, a integração sensorial é um método muito utilizado pelos terapeutas ocupacionais no tratamento da disfunção da integração sensorial que está presente em mais de 90% das pessoas com TEA. Outra abordagem utilizada é a ciência Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que oferece um programa de ensino de acordo com o comportamento e o desempenho ocupacional da pessoa com TEA.

registrado em: