Fechar
Página inicial O CREFITO-8 Sala de Imprensa Notícias Atuação do Terapeuta Ocupacional no Contexto Social
Tipo de link do item: Link geral
Tamanho do Título: Padrão

Você sabia que o Terapeuta Ocupacional atua no contexto social?

Usuários dos serviços de assistência social, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, população prisional, povos tradicionais, população em situação de rua e todas as pessoas, grupos ou coletivos que tenham dificuldades para acesso aos direitos sociais e ocupacionais podem se beneficiar de intervenções de Terapia Ocupacional.

No âmbito da Política de Assistência Social o terapeuta ocupacional atua diretamente com a sociedade, considerando as questões socioculturais que influenciam no acesso e no desempenho ocupacional da pessoa, buscando garantir a justiça ocupacional, reconhecendo o direito à ocupação e objetivando o acesso e a participação inclusiva em ocupações significativas. Entende-se que a justiça ocupacional é alcançada quando as pessoas conseguem desenvolver suas ocupações de maneira saudável e satisfatória. Neste campo o terapeuta ocupacional é profissional competente para atuar em todos os níveis de complexidade da política de assistência social, do desenvolvimento socioambiental, socioeconômico e cultural, em serviços da proteção social básica, média e da alta complexidade.

Para saber mais: RESOLUÇÃO COFFITO Nº. 383/2010 – Define as competências do Terapeuta Ocupacional nos Contextos Sociais e dá outras providências - acesse no site do COFFITO - www.coffito.gov.br

GT SOCIAL

Dra. Camila Lui de Souza
Dra. Elfi Gusava
Dra. Fernanda Alonso e Santos
Dra. Renata Hoeflich Damaso de Oliveira

 

 

registrado em: