Fechar
Página inicial O CREFITO-8 Sala de Imprensa Notícias Atuação profissional de terapeutas ocupacionais na execução das medidas socioeducativas
Tipo de link do item: Link geral
Tamanho do Título: Padrão

 

Compreender o escopo da atuação da terapia ocupacional para além de saberes comumente difundidos fortalece a atuação profissional. Por serem profissionais que têm as atividades humanas como objetivo de estudo e instrumento de intervenção concomitantemente, terapeutas ocupacionais contribuem para a construção de processos de mediação social direcionados aos adolescentes que estão submetidos a práticas de justiça juvenil.
Terapeutas ocupacionais que desenvolvem suas práticas na execução das medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação, internação provisória e semiliberdade) e medidas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade) utilizam-se de tecnologias sociais (produtos, técnicas e metodologias desenvolvidas que representam alternativas para a transformação social) com foco no desenvolver de novas possibilidades de interação e articulação entre os sujeitos, visando a garantia de direitos dos adolescentes e o acesso a uma participação social efetiva. Neste sentido, mostra-se a importância do profissional nos diferentes equipamentos da justiça e assistência social.
A ancoragem em conceitos sociais possibilita aos terapeutas ocupacionais desenvolverem, através da utilização de atividades e da reflexão sobre os cotidianos reais e possíveis, a promoção de direitos dos adolescentes e a diminuição das injustiças.


Para saber mais:
LOPES, R. E. et al. Recursos e tecnologias em Terapia Ocupacional Social: ações com jovens pobres na cidade/Resources and technologies in Social Occupational Therapy: actions with the poor youth in town. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 22, n. 3, 12 nov. 2014.
OLIVEIRA, R. H. D. DE; MALFITANO, A. P. S. Terapia ocupacional e adolescentes autores de ato infracional: mapeamento de produções/ Occupational therapy and adolescent offenders: mapping of productions. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, p. e2931, 2021.

registrado em: